Atalhos e FAQ do i3wm
Os créditos pertencem a vnepogodin por criar esta configuração simples e de fácil compreensão.
Apenas X11, não compatível com Wayland
Atalhos de Teclado (Keybinds)
Seção intitulada “Atalhos de Teclado (Keybinds)”A maioria das combinações de teclas requer o uso da tecla “mod”, que no nosso caso é a tecla Windows (referenciada como SUPER); pode alterá-la no ficheiro de configuração.
Controlo de Aplicações
Seção intitulada “Controlo de Aplicações”| Descrição | Tecla |
|---|---|
| Abrir o terminal | |
| Abrir o Rofi (Lançador de programas) | |
| Fechar janela focada |
Navegação em Áreas de Trabalho (Workspaces)
Seção intitulada “Navegação em Áreas de Trabalho (Workspaces)”| Descrição | Tecla |
|---|---|
| Ir para a área de trabalho (1-9) |
Navegação de Janelas
Seção intitulada “Navegação de Janelas”| Descrição | Tecla |
|---|---|
| Mudar foco para a esquerda | |
| Mudar foco para a direita | |
| Mudar foco para cima | |
| Mudar foco para baixo | |
| Focar o último contentor flutuante/tiling |
Gestão de Janelas
Seção intitulada “Gestão de Janelas”| Descrição | Tecla |
|---|---|
| Mover janela focada para a área de trabalho (1-9) | |
| Mover janela focada para a esquerda | |
| Mover janela focada para a direita | |
| Mover janela focada para cima | |
| Mover janela focada para baixo | |
| Alternar modo de ecrã inteiro | |
| Alternar modo flutuante |
Controlo de Layout
Seção intitulada “Controlo de Layout”| Descrição | Tecla |
|---|---|
| Dividir layout horizontalmente | |
| Dividir layout verticalmente | |
| Alternar divisão (Split toggle) | |
| Alterar layout do contentor para empilhado (stacking) | |
| Alterar layout do contentor para abas (tabbed) |
Modo de Redimensionamento
Seção intitulada “Modo de Redimensionamento”| Descrição | Tecla |
|---|---|
| Entrar no modo de redimensionamento | |
| Redimensionar para a esquerda (no modo resize) | |
| Redimensionar para a direita (no modo resize) | |
| Redimensionar para cima (no modo resize) | |
| Redimensionar para baixo (no modo resize) | |
| Sair do modo de redimensionamento |
Controlos do Sistema
Seção intitulada “Controlos do Sistema”| Descrição | Tecla |
|---|---|
| Bloquear ecrã | |
| Recarregar configuração do i3 | |
| Reiniciar o i3 no local (Restart in place) | |
| Sair do i3 (terminar sessão X) |
Como posso criar um autostart para um programa? Por exemplo, “definir um wallpaper ao iniciar”
Seção intitulada “Como posso criar um autostart para um programa? Por exemplo, “definir um wallpaper ao iniciar””- O i3 já inclui uma funcionalidade de autostart flexível que lhe permite executar qualquer programa ou comando.
Se observar o final do nosso ficheiro de configuração, verá algumas linhas começadas por exec e exec_always.
Por exemplo:
exec chromium
Isto significa que o Chromium será iniciado na área de trabalho 1 sempre que iniciar sessão no i3.
Qual a diferença entre exec e exec_always?
Seção intitulada “Qual a diferença entre exec e exec_always?”O exec_always oferece a possibilidade de executar sempre uma determinada ação, mesmo após o i3wm ter sido recarregado.
- Para mais referências e informações, consulte o guia de utilizador do i3:
- https://i3wm.org/docs/userguide.html#exec
As teclas multimédia funcionam?
Seção intitulada “As teclas multimédia funcionam?”- Sim, funcionam.
Para mais informações sobre o i3wm, por favor consulte a sua wiki oficial.